
Para o Paciente
O traumatismo dentário é uma ocorrência muito comum em crianças e adolescentes e gera um grande susto aos pais. As lesões traumáticas dentárias podem ser uma simples fratura em esmalte ou até a perda definitiva do dente (avulsão). O ideal é que o primeiro atendimento seja realizado de forma imediata por um cirurgião dentista que realizará um exame clínico e radiográfico do paciente traumatizado para avaliar a gravidade da lesão e o plano de tratamento. É importante salientar que o sucesso do tratamento está diretamente relacionado com a rapidez e a eficiência dos primeiros socorros do paciente. O fragmento dentário fraturado ou o dente avulsionado (pegar somente pela coroa do dente “parte branca”) precisam de um tratamento prévio: devem ser lavados em água corrente ou em soro fisiológico e mantidos imersos em leite para o transporte até o consultório odontológico em até 60 minutos após o trauma para ser reimplantado.
Uma das maiores dificuldades encontradas pelos pacientes no âmbito odontológico são as consultas fora de horário comercial. Em razão disso, dispomos de consultas de urgência no formato de “sobre aviso”, ou seja, o paciente entra em contato pelo telefone celular ou whatsapp, responde a um rápido questionário e, se considerado caso de urgência, nossos profissionais estão dispostos ao atendimento.
Alguns pacientes apresentam ansiedade e até pânico para ir ao consultório do dentista. Você sabia que existe uma enfermidade chamada de Odontofobia? Pois é, até 36% de pessoas na Inglaterra apontaram o medo como principal motivo para a falta de frequência às consultas odontológicas como mostrou um estudo realizado pela British Dental Health Foundation. Também aqui no Brasil, estudos indicam que 15% a 20% dos pacientes têm medo de ir ao dentista.
A clinica Mazzoleni & Natividade Odontologia conta com dois recursos para diminuir essa ansiedade:
1. Anestesia leve controlada: neste caso, o paciente ingere um medicamento via oral que diminui a ansiedade, mas mantém resposta verbal com o dentista, ou seja, sua ansiedade é controlada, mas o paciente fica ciente de tudo que está acontecendo. No período em que está sedado pode ocorrer amnésia e ele não lembrar do procedimento. Durante a cirurgia o paciente tem seus sinais vitais monitorados. Um familiar ou responsável deve permanecer junto durante todo o procedimento até na hora de leva-lo para sua residência. A anestesia local também é efetuada para o procedimento.
2. Sedação Endovenosa: neste caso, um médico anestesiologista administra sedação intravenosa. Dessa forma, a sedação é mais profunda e o paciente tende a “dormir” durante todo o procedimento. O médico controla os sinais vitais do paciente com os mesmos equipamentos de um bloco cirúrgico e está pronto para qualquer intercorrência. Um familiar deve acompanhar o paciente desde a entrada até a saída do consultório e ficar responsável pelo paciente que não deve dirigir ou operar máquinas pesadas por 24 horas. Para esta sedação ser possível o paciente passa por uma entrevista com o médico anestesiologista e deve estar em jejum de 6 a 8 horas antes do procedimento. Anestesia local também é administrada e o paciente não lembrará de nada da cirurgia. Essa sedação também é indicada para procedimentos extensos como uma cirurgia de protocolo sobre implantes e enxertos ósseos.
Tomar a medicação prescrita antes da cirurgia, se houver;
Seguir as instruções sobre seus medicamentos de rotina;
Chegar 15 minutos antes do horário marcado;
Caso apresente sintomas gripais no dia, reagendar a cirurgia;
Fazer jejum de 6 a 8 horas de sólidos e líquidos em caso de SEDAÇÃO COM ANESTESIOLOGISTA.
Você acaba de realizar um procedimento cirúrgico, portanto os cuidados a seguir são importantes para que você tenha uma boa recuperação!
Em caso de DÚVIDAS ou COMPLICAÇÕES ligue ou mande mensagem de texto para o telefone de contato.
Repouso:
Durante as primeiras 48 horas, você deve repousar e dormir com 2 travesseiros para diminuir a pressão sanguínea na cabeça. Neste período, NÃO se aconselha nenhum tipo de esforço físico, principalmente, baixar a cabeça para levantar objetos pesados, longas caminhadas e subir escadas. O esforço aumenta a circulação sanguínea aumentando o inchaço e podendo causar hemorragias (sangramento anormal).
EVITE ficar exposto ao sol e locais quentes (48hs).
EVITE cuspir, fazer bochechos fortes e falar muito (48hs).
EVITE fazer exercícios físicos por, pelo menos, 7 dias após o procedimento.
Alimentação:
Apenas alimentos líquidos ou pastosos e, frios ou gelados nas primeiras 48 horas. Alimentos quentes ou sólidos também ativam a circulação sanguínea podendo causar hemorragia ou inchaço além do esperado.
É importante uma alimentação nutritiva no período de recuperação. O organismo bem nutrido apresenta melhora na cicatrização. Os alimentos podem ser de sua preferência. No primeiro dia, sugerimos líquidos como sorvete, “yogurt”, batidas, sopas e sucos coados. A medida que o paciente tolere, pode-se administrar alimentos pastosos como purês, leguminosas (feijão), arroz, massas e vegetais cozidos. Evite usar canudinho nos primeiros dias. O movimento de sucção puxa o sangue de dentro dos tecidos podendo causar hemorragia.
Inchaço:
O edema (inchaço) se forma até 72 horas após o procedimento. Aplique bolsas de GELO nas primeiras 48 horas. Mantenha o gelo por 10 a 20 minutos e faça intervalos de 2 horas.
Controle da dor:
O aparecimento da dor pode ocorrer após passar o efeito da anestesia. Caso isso ocorra, não espere até a dor se tornar forte para tomar a medicação prescrita. Não deve ocorrer episódios de dor forte após 48 a 72 horas. A partir disso, deve ocorrer apenas desconforto.
Higiene bucal:
Escove os dentes normalmente após o procedimento, porém tenha cuidado com a região operada para não machucar ou abrir os pontos. Faça bochecho suave com o líquido prescrito pela equipe, 3 vezes ao dia, por 1 minuto (não engolir).
Sangramento:
Pequeno sangramento poderá ocorrer nas primeiras horas após o procedimento. Normalmente, há presença de sangue junto à saliva. Caso haja sangramento significativo, morda uma gaze úmida em cima da região operada, sobre os pontos, por 30 minutos e se persistir vá trocando a gaze repetindo a orientação até parar o sangramento. Caso não resolva, entre em contato imediatamente.
Nos dias seguistes à cirurgia:
Continue com a higiene bucal conforme orientação. A falta de higiene bucal pode levar ao aparecimento de infecções no local operado.
Os pontos serão removidos entre 7 a 15 dias.
Poderá ocorrer dificuldades de abrir a boca. Não se preocupe, pois, isso é uma reação normal à cirurgia, e ocorre devido a rigidez da musculatura envolvida. Após o quinto dia de pós operatório, persistindo esse sintoma, aplique uma bolsa de calor úmido.
Manchas roxas (hematomas) podem ocorrer na pele após as primeiras 48 horas.
Mantenha os lábios lubrificados.
Você acaba de realizar um procedimento cirúrgico, portanto os cuidados a seguir são importantes para que você tenha uma boa recuperação!
Em caso de DÚVIDAS ou COMPLICAÇÕES ligue ou mande mensagem de texto para o telefone de contato.
.png)